Vêm aí temperaturas perto dos 40 graus e noites tropicais até ao final do mês
O País voltará a ser atingido por poeiras do Saara no início da semana. O tempo estará quente e seco até setembro.
Os areais estão cheios.
Após um início de agosto marcado pelo calor extremo, os últimos dias trouxeram uma espécie de montanha-russa das temperaturas — ora subiam, ora desciam. Os portugueses até foram assustados com a ameaça de chuva e (mais) poeiras do Saara, porém, o cenário vai estabilizar-se e o nosso País deverá receber a última semana do mês com dias de verão.
A partir desta segunda-feira, 26 de agosto, o tempo vai continuar seco e quente, com as máximas a poderem chegar aos 38 graus em várias regiões, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O calor vai ser sentido sobretudo no norte e centro, com as chamadas noites tropicais a registarem mais de 20 graus durante o período noturno.
O cenário vai ser criado “por uma crista anticiclónica associada a um anticiclone localizado a oeste ou a sudoeste dos Açores, que a partir de meados da semana se poderá deslocar para a região entre os Açores e a Madeira”, explica o instituto.
Ainda assim, está também prevista uma nova intrusão das poeiras do Saara, que será mais sentida na região do Algarve. A concentração das partículas vai aumentar na terça-feira, dia 27, e irá alcançar quase todo o distrito de Setúbal e da Beira Baixa até ao dia seguinte.
Para o final de setembro, não há precipitação à vista. As máximas deverão variar entre os 18 e 38 graus, com os termómetros mais elevados a registarem-se na zona do vale do Tejo e no interior do Alentejo. As mínimas deverão ficar entre os 10 e os 22 graus.
O cenário é semelhante nas ilhas. Estão previstas máximas de 18 a 28 graus na Madeira e entre 28 e 30 graus, no caso dos Açores. As mínimas irão situar-se entre os 9 e os 23 e os 20 e os 23 graus, respetivamente.