Jessica Athayde recorreu ao Instagram para expressar a sua frustração face à intolerância no futebol em Portugal, especialmente dirigida a crianças. A atriz revelou que o seu filho, Oliver, de cinco anos, tem sido alvo de comentários desagradáveis por parte de adultos quando sai à rua com a camisola do Benfica.
“Que tristeza. Não sei se são os pais que não sabem o que é fair play, não valorizam, não ensinam aos filhos que o desporto é uma cena fixe, boa e saudável e que é possível apoiar um clube sem mandar outro abaixo”, desabafou a atriz.
Jessica relatou que, quando sai com o filho vestido com a camisola do Benfica, ouve comentários como “Benfica para o caixão”, “não entras aqui assim vestido” e outras provocações. A atriz acredita que essas reações seriam as mesmas se Oliver escolhesse outra equipa: “Atenção que tenho a certeza que se ele tivesse escolhido o Sporting ou o Porto as reações seriam iguais.”
Indignada, Athayde descreveu como tem lidado com a situação: “Agora interrompo sempre essa conversa e digo que não quero que o Oli cresça a achar que ser adepto de um clube é ter estes comportamentos mesquinhos, primários e infantis. E maldosos, claro.”
Apesar das situações desagradáveis, a atriz continua a ensinar ao filho o verdadeiro espírito do futebol: “Esforço-me por explicar ao Oli que o futebol é um desporto de equipa incrível e que o discurso de ódio não faz qualquer sentido.”
Jessica Athayde concluiu a sua mensagem com uma nota de pesar: “Infelizmente, não podemos ser todos amigos, mas ele tem 5 anos e não precisa de ter essa desilusão já.”
Uma publicação partilhada por Jessy James 🧿 (@jessica_athayde)