Mais do que uma lenda, morreu o herói de várias gerações”: as reações à morte de Manuel Fernandes
O ex-futebolista e treinador Manuel Fernandes morreu na quinta-feira aos 73 anos, na sequência de doença prolongada
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, classificou hoje como “um herói de várias gerações” o antigo futebolista Manuel Fernandes, que morreu na quinta-feira, e referiu que o “coração sportinguista está em sofrimento”.
“Partiu um dos melhores da história do Sporting Clube de Portugal, um dos melhores da história do futebol português. Mais do que uma lenda, morreu o herói de várias gerações. O coração Sportinguista está em sofrimento”, escreveu Varandas, numa mensagem divulgada pelo clube.
O presidente dos ‘leões’ enviou os pêsames à família e aos amigos de Manuel Fernandes, a quem se referiu como: “o nosso capitão”.
Além de Frederico Varandas, várias figuras do mundo do futebol, organismos e clubes, nomeadamente José Mourinho e Cristiano Ronaldo, já lamentaram a morte de Manuel Fernandes.
Para José Mourinho Manuel Fernandes será sempre o seu treinador, lembrando-se dos tempos que foi o ex-futebolista do Sporting e também treinador a dar-lhe oportunidade no futebol profissional.
“Um grande homem, um jogador extraordinário, um amigo verdadeiro, o homem que acreditou num miúdo e levou-me para o futebol profissional. Deixou-nos e será um dia difícil de trabalho para mim, mas ainda o consigo ouvir ‘vamos lá, Zé’. O meu treinador, Manuel Fernandes para sempre”, escreveu Mourinho nas redes sociais.
Mourinho, atual treinador do Fenerbahçe e técnico português de maior prestígio, trabalhou com Manuel Fernandes quando integrou a formação do Vitória de Setúbal, mas também quando esteve ligado à prospeção na Ovarense e quando foi adjunto em equipas técnicas do Estrela da Amadora e Sporting.
Por seu lado, o internacional português Cristiano Ronaldo publicou igualmente nas redes sociais uma mensagem de pesar.
“Descansa em paz, Manuel Fernandes”, escreveu o avançado que está ao serviço da seleção nacional no Euro2024.
A homenagem dos leões ao “eterno capitão”
Num vídeo de agradecimento, os leões recordam os momentos mais marcantes da carreira de Manuel Fernandes.
“É uma perda muito grande para o futebol português e mundial”
O presidente e o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes e Humberto Coelho, também já lamentaram a morte de Manuel Fernandes, lembrando a carreira brilhante do antigo internacional português, um “exímio finalizador”.
“Foi com profunda tristeza que tive conhecimento da morte do Manuel Fernandes, um jogador extraordinário, um homem simples e bom, um grande capitão e uma enorme referência do Sporting Clube de Portugal”, assinalou o dirigente máximo da FPF.
Fernando Gomes lembrou o percurso do avançado por CUF, Sporting e Vitória de Setúbal, mas também a representação das seleções AA, B e sub-21.
“Foi uma inspiração para jogadores de várias gerações e será visto para sempre como uma das figuras maiores do nosso futebol”, acrescento “Tivemos momentos inesquecíveis dentro de campo e fora dele”: vice-presidente da FPF lamenta morte de Manuel Fernandes
Num vídeo enviado às redações, Humberto Coelho deixou uma mensagem de condolências à família e ao Sporting e relembrou “momentos inesquecíveis” que viveu com o antigo avançado.
“Lamento a morte de Manuel Fernandes. Era um grande jogador, um grande adversário e representava um grande clube”, começou por dizer o antigo jogador e treinador.
“Tivemos momentos inesquecíveis dentro de campo e fora dele. É uma perda muito grande para o futebol português e mundial. Um grande colega da seleção, que em campo colocava tudo para ganhar. Era fundamental”, destacou.
“Um grande amigo. Partilhámos juntos a Seleção Nacional. Partilhámos o jogo do futebol. É isso que vai ficar para a memória de todos, daqueles que jogámos, que convivemos com ele e dos adeptos do futebol”, concluiu.