Estatisticamente, 72% das mulheres com mais de 50 anos são diagnosticadas com varizes (e as com mais de 30 anos e que apresentam esta doença correspondem a 37% dos casos). O mais perigoso é ignorar a enfermidade. Se não a curarmos atempadamente, torna-se difícil resolver este problema: as veias ficam cada vez mais salientes, levando a um inchaço grave, desconforto e risco de trombose.
Sem dúvida, este problema pode ser facilmente resolvido com a ajuda de soluções modernas. Roberto Roncon, cirurgião português, membro da Sociedade Portuguesa de Flebologia, professor e responsável pelo Centro Médico de Flebologia Moderna, um especialista com 18 anos de experiência fala sobre os métodos inovadores para curar as varizes nas pessoas em geral.
“Infelizmente, muitas pessoas não se apercebem de que é uma doença grave. Subestimam as suas consequências. Algumas delas esperam que o problema desapareça por si só, mas, infelizmente, estão erradas. Esta doença não é acompanhada apenas por inchaço e dor, ela pode provocar sérias complicações. Como médico, vejo frequentemente pessoas que não concordam com o diagnóstico e tentam esconder o problema debaixo de calças largas ou de collants opacos.
O principal perigo associado à ausência de terapia é o desenvolvimento de tromboflebite. A tromboflebite (inflamação da parede interior das veias) causa o desenvolvimento de coágulos sanguíneos. Estes coágulos podem entupir os vasos sanguíneos e causar trombose venosa. Um coágulo de sangue pode chegar aos pulmões através das veias. Neste caso, pode desenvolver tromboembolia da artéria pulmonar – uma complicação perigosa para a sua vida.
As varizes não tratadas podem causar hipertensão venosa, incapacidade de diminuir a pressão sanguínea nas pernas quando anda. É desta forma que se desenvolve a insuficiência venosa crónica. Como resultado, os glóbulos vermelhos (glóbulos vermelhos, leucócitos) entram no seu tecido hipodérmico com fluido. Isto causa dermatites e hiperpigmentação. Para simplificar, as pessoas que não resolvem o problema atempadamente podem enfrentar sérias complicações.
Para ser honesto, não compreendo como isto acontece. Hoje em dia, existem muitos métodos eficazes para curar as varizes. É possível ver melhorias significativas em 4-5 semanas”.